domingo, 20 de março de 2011

Ray Parlour: An Arsenal Legend

 
por Mateus Oliveira



Ray Parlour foi um jogador leal, seguro e bastante focado no que queria. Muitos torcedores dizem que Parlour não teve o devido crédito que ele merecia quando jogava pois era um jogador fundamental na época.
Guerreiro reconhecido pelos seus cachos loiros, foi apelidado por Overmars como "Romford Pelé".
Jogador que já passou difíceis momentos como no Anfield que ele fez um penalti que deu a vitória para o Liverpool de 2-0 contra os Gunners, mas como de costume na sua carreira, ele deu a volta por cima após 7 meses jogando em Highbury e conseguindo o placar positivo diante do Liverpool.

Enquanto jogadores do meio pra frente com bastante habilidade surgiam, Wenger chegou e ficou de olho no garoto loiro com bastante raça e principalmente com maturidade suficiente.
Com a chegada de Wenger em setembro de 96, muitos pensavam que ele não faria mais parte do elenco e seria emprestado, porém Parlour só acrescentou positivamente para o elenco com seu jogo firme e confiante.


Parlour comemora com Bergkamp - craque da equipe

Parlour nunca perdeu a capacidade de combate e vontade de vencer que ia até o fim em todas jogadas no meio campo do Arsenal, assim ganhando o coração dos torcedores de Highbury com o equilibrio que deu ao time, pois do meio pra frente existiam jogadores espetaculares, mas Parlour foi o verdadeiro ícone para mostrar que um time de talentos apenas não chega a lugar nenhum.
Ele jogou ao lado de Bergkamp por exemplo, que era o grande craque da equipe, porém Parlour que ganhou o prêmio de Melhor jogador da Final da FA CUP, em 1998 (foto abaixo), quando ganharam a final contra o Newcastle e o time se sagrou campeão. Quatro anos depois contra o Chelsea, ele fez um dos gols mais bonitos e com certeza o mais importante da carreira, com um chute impressionante de 25 metros, roubando a bola na intermediaria do Arsenal e chegando na outra intermediaria chutando de longa distancia.












Hat Trick contra o Bremen - um dos melhores momentos da carreira

Ray nunca foi de marcar gols, na verdade ele nunca tinha marcado um gol pelo Arsenal sequer antes de Wenger comandar o time, mas um impressionante Hat-Trick contra o Werder Bremen e um gol maravilhoso contra o Valência em Highbury pela Champions League vão ser sempre lembrados pelos torcedores.







Campeão da FA Cup, Ray comemora com Ljungberg
Após conquistar títulos em 2002, Ray sofreu contusões mas quando voltou ao time, teve a sorte de participar na final da FA Cup contra o Southampton já que Vieira saiu machucado e também fez parte da histórica goleada na Champions de 5x1 contra a Internazionale em pleno San Siro.


Parlour deixou o Highbury em 2004, um pouco depois dos invencíveis de Wenger. Ele foi vendido para o Middlesbrough, em 2004. Jogou 60 jogos pelo Boro em dois anos e meio, sendo reserva na maioria das vezes. Em 2007 Parlour treinou brevemente com o time do Arsenal para recuperar sua forma física, dessa forma ele assinou um contrato em 2007 pelo Hull City até o final da temporada, assim ajudando o Hull a escapar do rebaixamento. Mesmo assim, não ofereceram um novo contrato para ele, e com isso ele decidiu parar com sua vitoriosa carreira.


Passagens pelo Boro e pelo Hull marcaram o final da carreira de Ray

Já na seleção, Parlour não foi tão feliz, jogando apenas na equipe sub-21 e pouquíssimas partidas pela seleção principal do English Team.


Em ação pelo English Team


Ele não era uma estrela no time do Arsenal, porém os torcedores que participaram de alguma forma deste time espetacular, recordam com carinho que Parlour foi um dos grandes responsáveis por não termos perdido nenhum jogo naquela campanha e até hoje algumas vezes frequenta o Emirates Stadium para acompanhar jogos e matar a saudade do bom e velho Arsenal Football Club.










VÍDEOS







Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog e pelo post. Romford Pelé era um jogador completo.

    ResponderExcluir